Voynich – O livro mais misterioso do mundo é também dos mais belos


Voynich - desdobravelO manuscrito Voynich, como é apelidado, é um livro muito misterioso. Foi todo escrito à mão, e tem à volta de 200 páginas. Algumas páginas são desdobráveis, e a maior parte delas tem imagens.

Voynich 1O manuscrito Voynich tem muitas imagens, algumas de plantas (várias delas desconhecidas), outras imagens são de figuras humanas, na maioria mulheres nuas (sem qualquer conteúdo erótico), outras ainda serão astrológicas e/ ou astronómicas.

Voynich 2No que diz respeito à grafia do manuscrito Voynich, é completamente desconhecida, não parecendo estar relacionada com nenhum alfabeto ou silabário existente. É uma caligrafia muito bela, e consistente ao longo do livro Voynich, o que quer dizer que não parece ser o tipo de letra que se invente só para escrever um livro, sem qualquer outro fim. É, na minha opinião, um alfabeto, ou silabário, ou o que for, que terá sido utilizado recorrentemente pelo autor.

Voynich 3Já foram aventados os mais diversos nomes de autores para o manuscrito Voynich (até Leonardo Da Vinci), mas nenhum foi confirmado. Já foi por alguns considerado uma brincadeira, ou um mero pretexto para extorquir dinheiro. Porém, nada disto se confirmou. Até há quem teorize que o manuscrito Voynich terá sido escrito por um extra-terrestre, como um bloco de notas com observações sobre a experiência desse ser na Terra. Bem, quando nada mais faz sentido… Não digo nada.

Voynich 4O manuscrito continua a ser um mistério, e desafia, desde há muitos anos, o génio de diversos matemáticos e decifradores de códigos. Já foi estudado, sem sucesso, pelas equipes que desvendaram os mais elaborados códigos e sistemas de encriptação conhecidos.

Voynich 5É um belo livro, um dos mais belos livros que se conhece, pela riqueza das suas ilustrações e pela beleza da sua caligrafia. No entanto, apesar de todas as imagens, algumas que fazem imenso sentido, há imensas teorias sobre o seu conteúdo, mas nada de concreto.
Em baixo, podes assistir a um video, em português, sobre o manuscrito Voynch. São cinquenta minutos, mas é um bom documentário.

Assiste ao video aqui:

Tu podes partilhar:Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Share on TumblrShare on StumbleUponTweet about this on TwitterShare on RedditPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
m4s0n501