Colegas, o filme – obrigatório assistir

colegas filme Colegas

Colegas é um filme de 2012, em exibição no Brasil desde 1 de Março (2013), que tem dado muito que falar, pelas melhores razões. Foi dirigido por Marcelo Galvão, realizador brasileiro.

O filme colegas foi lançado oficialmente em 1 de março deste ano. É uma comédia, e um “road movie” (*), em simultâneo. Até à data, colegas já conseguiu diversos prémios no Brasil e três prémios internacionais. Primeiro, ganhou o Caneskov, no International Disability Film Festival “Breaking Down Barriers” em Moscovo, Russia. Em Itália, ganhou o Festival del Cinema Latino Americano di Trieste. Agora, acaba de vencer o prémio de Melhor Longa-Metragem pelo voto popular e uma Menção Honrosa do Juri no FESTIN, em Lisboa.

Vale a pena assistir, por ser um filme diferente, quer pelo desempenho do trio, quer pelas situações retratadas. Mais abaixo podes ver o trailer.

Sinopse

Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir num Volkswagen Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Marcio (Breno Viola) quer voar e Aninha (Rita Pokk) busca um marido para casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo a Buenos Aires, Argentina. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Trailer do filme colegas

Curiosidades

Breno Viola, que interpreta Márcio, foi a primeira pessoa com síndrome de Down a obter um cinturão negro de Judo no continente americano.
Ariel Goldenberg já participou em outros filmes.
Rui Unas participa no filme, como agente de polícia. O Lima Duarte, bem conhecido de todos, também.

Vem Sean Penn!

Visita o site oficial.

_________

Notas:

(*) – Road movie, em português pode ser literalmente traduzido por “filme de estrada”, engloba todos os filmes que têm como tema central, justamente, o facto de se desenrolarem em viagens de automóvel. Quando consultei o Imdb, site de cinema, colegas aparece referenciado justamente como road movie. A temática das viagens em automóvel é, nos filmes norte-americanos, tão recorrente que o termo foi criado com naturalidade. É hoje, para muitos cinéfilos, não um sub-género dos filmes de acção, mas um género por direito próprio, tanto mais que alguns road movies são comédias, como o filme colegas, e outros ainda são de terror.

Tu podes partilhar:Share on FacebookShare on LinkedInShare on Google+Share on TumblrShare on StumbleUponTweet about this on TwitterShare on RedditPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
p5rn7vb