Qual a diferença entre ananás e abacaxi?

Vou dissipar todas as tuas dúvidas: vamos saber, sem qualquer margem para dúvida, quais as diferenças entre ananás e abacaxi. Mas antes, um breve interlúdio… Sou defensor da língua portuguesa. Gosto muito da sua riqueza e das suas possibilidades. Aprecio a sua particular versatilidade e clareza. Quem não se sabe exprimir bem é que encontra defeitos e mal entendidos. Nunca encontro dificuldades para exprimir as minhas ideias com clareza, que possa atribuir à lingua. O único problema, a existir, será no meu domínio do idioma. Vou generalizar: quem não encontrar uma forma clara de se expressar em português, não culpe o idioma. Culpe o seu próprio domínio da língua.

Vamos agora conhecer as diferenças entre ananás e abacaxi

“Mas então e as diferenças entre ananás e abacaxi?” Calma, leitor, que já lá irei. Há um motivo para esta introdução… Não gosto de estrangeirismos, por norma, nem de palavras inúteis. Tampouco gosto de invenções de gente que pensa que sabe e, afinal acaba por disseminar a ignorância. E com o ananás e o abacaxi sucedeu isso: a ignorância tem sido de tal ordem que eu agora vejo nos supermercados escrito nas descrições dos frutos “abacaxi”, vejo sumo de abacaxi, etc. Quando, na realidade, o fruto a que se referem é sempre, invariavelmente, o ananás. Sim, é sempre ananás que se vende por aí. Como ficará claro em seguida.

Diferenças entre ananás e abacaxi

Vou agora a explicar qual a diferença entre ananás e abacaxi. Como podes ver na imagem acima, com absoluta clareza, o fruto da esquerda é um ananás, e o da direita é um abacaxi. As diferenças são, quando na presença dos dois frutos lado a lado, muito evidentes.
Percebes as diferenças? Não? Claro que não! Porque Ananás e abacaxi são o mesmo fruto. Sem tirar nem pôr! Mais direto que isto não posso ser. Vou mostrar a definição de ananás:

O ananás ou abacaxi é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo género e grupo. O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas seu miolo e as cascas podem ser utilizados para a produção de sumo.

Mais claro agora? A conversa de que o ananás é mais ácido e o abacaxi mais doce é absurda. É como dizer que a maçã é uma fruta, e a reineta é outra fruta. Porque a maçã é vermelha e lisa e a reineta é verde e um pouco áspera. São frutas diferentes? Não. São variedades diferentes de maçã. Uma uva branca de mesa e uma uva tinta trincadeira ou uma uva tinta morangueira também são tudo frutas da videira. E, como já perceberam, qualquer dessas outras frutas apresenta diferenças muito maiores, em termos de aspecto e de sabor, que as supostas diferenças entre um ananás e um “abacaxi”. Quando muito, o ananás que conhecemos aqui em Portugal e que associamos ao termo ananás é a variedade cultivada nos açores. E a variedade de ananás a que as pessoas na sua ignorância chamam de abacaxi é o ananás oriundo do Brasil, que é menos ácido.

Percebes agora porque escrevi atrás que “o fruto a que se referem é sempre, invariavelmente, o ananás.” Pela mesma ordem de razão que um comboio é sempre o meio de transporte público a que nos referimos em Portugal que circula sobre carris, que no Brasil tem o nome de trem. Em Portugal não se “pegam trens”. E no Brasil não se “apanham comboios”. Por isso, leitor, em Portugal não se vende abacaxi. Em Roma, sê romano. Capisce?

Bem, além das diferenças entre ananás e abacaxi, poderíamos explorar as diferenças entre alperces e damascos. Ou apresentar as diferenças entre maçãs e pêros (não há erro, não são pêras, trata-se de pêros mesmo, que são… maçãs). Mas há mais. Se sairmos dos alimentos e formos para outros temas… Vamos ter diferenças entre trolhas e pedreiros (Norte e Sul de Portugal), entre sotãos e forrinhos (idem), entre autocarros, machimbombos e ônibus (Portugal, Moçambique e Brasil). São apenas usos e costumes de terras diferentes. Viva a diferença! É normal, com todas as línguas. O português não é excepção. Ainda bem que temos uma língua rica!

Nota sobre o artigo

Este artigo foi inicialmente escrito em 17 de Abril de 2013, neste mesmo Website. Entretanto, lá para 2016, o site “hibernou” por algum tempo. Agora, estamos em 2019, e resolvi recuperar o site tupodes.pt, com este e outros artigos. Fica por cá, há mais artigos interessantes para ler!

Partilhar:

36 comentários em “Qual a diferença entre ananás e abacaxi?”

  1. Gostei do artigo. Hoje mesmo estava falando pra minha esposa que quando eu era menino, eu ia na plantação de ananás do meu paie colhia a fruta no pé. Eram sempre muito doces. Conheci abacaxi em uma outra cidade no estado Ceará aqui no Brasil. Sempre achei que havia diferença em ananás e abacaxi. Mas fazendo pesquisas no Google e lendo o seu artigo descobri que são a mesma coisa. Depende do lugar ou região pra se usar certos nomes. Muitos instrutivo o seu artigo. Abraços.

    Responder
    • Não sei responder a essa questão. Pode ter que ver com o facto de algumas variedades de ananás terem mais acidez que outras… O que você chama de abacaxi é um ananás com menos acidez. Repare: só em Portugal há 46 variedades de pêra, das mais de 4000 em todo o mundo… Creio que pode ter alergia a umas variedades e não a outras…

      Responder
    • Por causa da acidez, presumo. Esse ananás a que você se refere está sendo cultivado em uma região de clima um pouco diferente daquele que é o seu originário, o tropical, mais quente.

      Responder
    • a resposta é que trata-se da mesma fruta que tem mesmo nome científico, porém são de variedades diferentes o abacaxi largamente cultivado no Nordeste tem o alge da sua safra no verão e o ananás cultivado no sul do Brasil e Paraguai no outono e inverno, essa variedade é mais ácida e de formato mais arredondado mais uniforme e o abacaxi do verão é mais doce e de formato menos arredondado e mais comprido um pouco menos uniforme, particularmente eu prefiro de longe o abacaxi e definitivamente desisto do ananás.

      Responder
  2. Olá, gostei do seu artigo e, confesso, que com ele eliminei definitivamente as minhas dúvidas quanto à diferença (inexistente) entre o abacaxi (do Brasil ou da América) e o ananás (dos Açores). De facto, o que as redes de híper e supermercados em Portugal estão a fazer em relação à designação do fruto, é um verdadeiro atentado à inteligência dos portugueses. Quando se trata do fruto importado dos Açores, é designado por “ananás”, mas se for importado do Brasil ou América Central, já é designado por “abacaxi”. É uma perfeita estupidez…!
    Cumprimentos
    António Gomes

    P.S. Eu não escrevo segundo o novo “ABORTO” ortográfico.

    Responder
  3. Caso não saiba está completamente enganado em relação ao ananás e ao abacaxi porque são dois frutos parecidos mas completamente diferentes. Pois o ananás só é produzido em Portugal. Basta estudar um pouco.

    Responder
    • Basta ver este artigo da wikipedia, que mostra os maiores produtores de ananás (pineapple) no mundo. Aparecem lá 31 países. nenhum deles é Portugal. Ou seja, com Portugal, já sabe de 32 países que produzem ananás. Leia: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_pineapple_production

      Responder
    • Hmm, não. O maior exportador é o Brasil, país originário dessa fruta (quer dizer, chega também ao paraguai e argentina). São a mesma fruta. Inclusive, essa que vocês chamam de Ananás é encontrada no sul do Brasil, que possui clima mais frio. Tudo depende de onde é plantado.

      Responder
  4. Penso que provavelmente alguns leitores já saibam que a palavra abacaxi seja de origem Tupi-Guarani, uma das múltiplas línguas nativas das Américas, mais especificamente da região hoje ocupada pelo país conhecido como Brasil. O fruto sul-americano começou a ser chamado de ananás pelos invasores portugueses e desde então é conhecido assim em Portugal como também em algumas regiões do gigantesco e multicultural Brasil. Mas a maioria dos brasileiros conhece o fruto como abacaxi.

    Responder
  5. Muito bom o seu artigo. Tambem nao gosto de estrangeirismo e de disseminar a ignorancia. Infelizmente aqui no Brasil o estrangeirismo impera, as pessoas acham que misturar palavras ou frases de outro idioma enriquece o artigo, o que não é verdade. Eu já sabia que abacaxi e ananás são a mesma coisa, mas vim até aqui porque acabei de ver um video em que um cidadão Portugues afirma categoricamente que são diferentes.

    Responder
  6. Sensacional seu artigo! Também sou fascinada pela variedade das línguas e acredito mesmo que as diferenças entre o portugues falado em diversos lugares faz a língua ser mesmo umas das mais vivas e ricas

    Responder
  7. Adorei seu artigo. Também sou defensora do idioma português. Prefiro a escolha portuguesa de “rato” do que a brasileira “mouse”. Fico revoltada com a quantidade de palavras inglesas usadas no dia a dia do Brasil. Quando vou a Portugal, gosto de aprender as diferentes palavras usadas lá e cá para designarem a mesma coisa (trem/comboio, canudinho/palha por exemplo).

    Responder
  8. Ola, eu nem sou Portugues, nem Brasileiro, cheguei aqui por curiosisade para a hipotetica diferença entre abacaxi e ananas, para melhorar o meu nivel de Portugues. Nunca tive nenhuma aula de Portugues, por tanto seja indulgente com os erros por favor 😅 quero agradecer-o pelas explicações ! Merci ✌️

    Responder
  9. António, esqueceu !?, folha da coroa do ananás tem picos ( então pica !),..a do abacaxi é lisa (Não pica na mão) ahahah . Vc precisa descascar muitos, para não esquecer !!….ahahah. Ananás mais ácido, Abacaxi mais doce. Tenha um bom fdsemana.

    Responder
    • Estou de acordo João. Essas diferenças que refere são também na minha modesta opinião as corretas. Em Angola comi ananás folha com bordo em serra sabor intenso caracteristico e mais ácido e abacaxi de dimensões maiores folha de bordo liso e de sabor e cheiro menos intenso.

      Responder
  10. Há diferenças óbvias!
    Basta olhar e palpar as folhas de um e de outro.
    As do ananás têm serrilha em todo o seu perímetro que fere as mãos de quem nelas toca ou pega sem protecção. As do abacaxi não têm serrilha e não ferem!
    O ananás é muito mais gostoso e a sua acidez é muito agradável.
    O abacaxi é desenxabido (pouco sabor) sem pica.
    A polpa do ananás é bem mais amarela.
    A polpa do abacaxi é de um amarelo mortiço.
    O ananás é mais pequeno do que o abacaxi.
    Por isso, é totalmente falso o que diz!!!
    Vivi 20 anos em Moçambique, de 1956 a 1976. Na Beira havia ananás que comia quase todos os dias.
    Tive um vizinho lá que deve ter levado essa planta de abacaxi porque lá não havia quando cheguei com 9 anos a África e não ficamos apreciadores de Abacaxi.
    Aqui em Portugal o Abacaxi é muito barato 3 a 4 vezes menos do que o ananás dos Açores. Este é de uma delicia só sentida quanto vivi em África.

    Responder
  11. O Ananás é diferente do Abacaxi mas ambos são da família das bromeliácias. O Ananás, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul é menor e mais ácido.

    Responder
  12. Para contribuir com a excelente análise do autor do texto presente, transcrevo ligeira pesquisa, cuja fonte é citada após a transcrição.
    “O termo “abacaxi” é oriundo da junção dos termos tupis i’bá (fruto) e ká’ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso), documentado já no início do séc. XIX.
    O termo “ananás” (em português e espanhol) é do guarani e tupi antigo naná, e documentado em português na primeira metade do séc. XVI e em espanhol na segunda (1578), sendo empréstimo do português do Brasil ou da sua língua geral.” ( http://www.unb.br )

    Responder
  13. Tem toda a razão. O ananás e o abacaxi não são a mesma fruta. O Abacaxi é originário do Paraguai e sul do Brasil enquanto o ananás é originário da Indonésia. O ananás foi pela primeira vez descrito aos europeus pelo naturalista Holandês Rumphius (1627-1702) . Mais tarde, em 1754, o naturalista Sueco Carl Von de Linné, deu-lhe o nome de “Bromelia Comusus”, nome que foi mudado em 1917 para ananás, pelo botanista americano Elmer Merril, que trabalhou na IIndonésia ao serviço dos americanos de 1904 a1923. Contráriamente o que se publica na Wikipédia a palavra ananás nada tem a ver com o Brasil ou a lingua Guarani. É um palavra de fácil de memorização com pura intenção comercial.

    Responder

Deixe um comentário