Para que serve um site?
A resposta à questão “para que serve um site” é de toda a importância. Porque só quando conseguir entender claramente quais as potencialidades de um site, é que poderá dizer-nos o que pretende que façamos. E só então nós estaremos preparados para criar um site que possa efectivamente dar resposta às suas expectativas ou necessidades. É fundamental perceber o que efectivamente quer, antes de entregar uma proposta final realista.
Vamos então responder à questão essencial. Para que serve um site? Vejamos:
- Um site pode divulgar e dar visibilidade a uma empresa, produto ou serviço;
- Um site pode vender produtos ou serviços;
- Um site pode ser utilizado para dar credibilidade e notoriedade a uma empresa;
- Um site pode servir para estar em contacto com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores;
- Um site pode aumentar a produtividade da empresa, transmitir informação e partilhar recursos;
- Um site pode ser utilizado para prestar apoio, dar suporte aos clientes.
As possibilidades da internet são ilimitadas. A ideia de ter um site estático, com as quatro páginas da “praxe”: início, produtos, quem somos, onde estamos é muito redutora, se pensar na quantidade de coisas que pode fazer! Pode rentabilizar e tirar o máximo partido do seu website, e encara-lo não como uma despesa, para o passar a entender como um investimento, uma ferramenta de trabalho ou um canal de vendas.
Tire melhor partido do seu site
E a sua empresa já está a tirar melhor partido da internet? Porque há muitas formas de ganhar dinheiro na net, tanto de forma direta como indireta. Pode diminuir o serviço administrativo do seu escritório, criando uma área de suporte, e um chat para clientes. Pode vender os seus produtos online, para qualquer parte do mundo, mesmo que o seu armazém ou loja esteja em local isolado. Pode criar uma intranet privada e segura, que permita partilhar trabalho e outros recursos entre os colaboradores mesmo que estejam fora do escritório.
Nós podemos ajudar a encontrar as formas mais eficazes de rentabilizar o seu negócio online, mesmo que a sua empresa seja pequena.
Conversão: o retorno de um site
Temos então respondida a questão essencial “para que serve um site”. Em seguida, estabelece o que deseja que seja feito, ou seja, o que pretende obter com o seu site. O que importa então é perceber se o site é capaz de responder ao que – realisticamente – pediu. Ou seja, se o site gera retorno ou RDI – Retorno Do Investimento, ou ROI – Return of Investment.
O retorno de um site é chamado de conversão. Conversão é a capacidade que um site tem para gerar valor, seja sob a forma de vendas, divulgação do produto, etc. Um site deve ser otimizado para gerar a maior conversão possível para o cliente. Um bom site deve gerar muitas conversões.
Em última instância, o que importa é a capacidade de conversão do site. Não se tem mais visitas, não se tem mais gostos ou partilhas, não se recebeu algum prémio… Apenas importa realmente se o seu site converte.
Assim, podemos concluir que um site pode ser gratuito e não trazer converter, o que significa que lhe traz prejuízo: o seu tempo e energia gastos nesse site foram um prejuízo real, pois poderia ter aplicado o seu tempo a fazer algo produtivo e que lhe trouxesse rendimento. Há coisas que mesmo dadas só trazem prejuízo!
Em contrapartida, um site pode custar dinheiro e ser altamente rentável: se for feito de forma profissional, se permitir tirar partido real do seu produto ou serviço, se resolver um problema real de forma eficaz.
Conte connosco para estabelecer a melhor estratégia para um site bem sucedido. Nós teremos muito gosto em conversar consigo, de profissional para profissional. Não hesite em contactar-nos. Utilize o formulário de contacto (em baixo), envie-nos um Email, ou ligue agora mesmo para o 96 537 25 57.