Que é o design UX?
Que é o design UX? UX significa Experiência do Utilizador (Usuário, no Brasil), ou User Experience, no termo original inglês. Assim, o design UX visa criar um design focado no utilizador, com o propósito de oferecer a melhor experiência possível. De certa forma, podemos dizer que o design mostra um produto, o design UX experiencia um produto.
O design UX não é (apenas) uma vertente ou disciplina do design, como à primeira vista se poderia pensar. O design UX é multidisciplinar. A actividade de design UX não é apenas um trabalho de design, em sentido restrito. Pelo contrário, abrange tarefas de outras áreas de actividade, que nada têm que ver com o design. Estas actividades são a arquitectura da informação, o teste com utilizadores, o levantamento de necessidades, o aperfeiçoamento da usabilidade. Um projecto de design UX é frequentemente levado a cabo por uma equipa de vários profissionais, de diversas áreas.
Quando nós desenhamos um projecto de design UX, temos a preocupação de detetar e corrigir eventuais falhas na criação do site – antes de ser colocado online.
Primeiro, um site deve ser útil.
Então deve ser utilizável.
Por fim, deve ser bonito.
Porque criar um design UX?
Transmitir aquilo que o site é e para que serve é determinante. Se um visitante não percebe claramente do que trata o site, abandona o site. Se um visitante não encontra o que procura, sai do site. Se um visitante se perde no site, abandona-o. Se um visitante se irrita com a cor, aspeto geral, música, tamanho do texto, etc. sai do site. Em termos de lojas online,a primeira regra é: se o visitante não consegue encontrar o produto, então ele não consegue comprar o produto. Mas isto vale não apenas para produtos de lojas online. Vale para tudo o que quiser transmitir, vender, oferecer, ensinar, divulgar… Se o visitante não consegue encontrar o que você quer entregar, ele não consegue receber.
Sabia que:
- 97% dos sites falham em UX: os sites que transmitem uma experiência de utilização pouco satisfatória acabam por frustrar os visitantes e, por conseguinte, geram menos conversões, ou seja menos retorno para os seus proprietários. Leia o nosso artigo sobre conversão e retorno de um site.
- Testar um site com apenas cinco utilizadores-padrão pode permitir detetar 85% dos problemas;
- 68% dos visitantes de um site desistem por pensarem que ninguém se preocupa com eles;
- O design UX melhora a experiência de utilização do seu site. Uma boa experiência de utilização, por sua vez, faz aumentar a aceitação do seu site, o que se traduz em conversões (vendas, por exemplo);
- Cada euro investido num processo UX pode trazer um retorno cem vezes maior.
Design UX e Usabilidade
Usabilidade é um aspeto fundamental de um bom design UX. A usabilidade é uma qualidade ou atributo de um objeto, ferramenta ou de um programa ou site, referente à sua facilidade de sua utilização. A usabilidade tem vários aspetos qualitativos. Há seis fundamentais. Vamos referir-nos aqui especificamente ao design de um site:
1Utilidade: o utilizador percebe o que é o design, do que trata o site?
Exemplo: fica claro para o visitante qual o tema do site? O site cumpre com o que diz transmitir?
2Aprendizagem: quão fácil é para um visitante realizar tarefas básicas da primeira vez que visita o site?
Exemplo: é fácil encontrar as páginas? É fácil usar o formulário? É fácil usar a barra de navegação ou o menu?
3Eficiência: uma vez percebido o design, quão rápido é realizar as tarefas?
Exemplo: é rápido chegar aos contactos? É rápida a navegação para um página ou artigo, a partir da página inicial? É rápido o acesso ao topo da página?
4Memorável: regressando ao site, quão fácil é voltar a conseguir utilizar satisfatóriamente?
Exemplo: o visitante consegue lembrar-se novamente onde estava o link para o blog, ou onde está o mapa da localização da empresa?
5Erros: os utilizadores cometem muitos erros no decurso da utilização?
Exemplo: o visitante engana-se a clicar num item do menu, por o menu “fugir” quando clica?
6Satisfação: o design é agradável de utilizar?
Exemplo: o aspeto geral do site é agradável? É fácil ler o texto? Há elementos visuais que deixam o visitante tenso, irritado ou confundido?
Em conclusão
Os nossos sites são desenvolvidos com foco na usabilidade. Aplicamos as melhores práticas de usabilidade em todos os sites. Além disso, podemos realizar projetos de usabilidade mais aprofundados, a pedido dos clientes. Nestes projetos, são criados grupos de teste e estudo e criam-se equipas de trabalho.
Pretende saber mais sobre as nossas soluções de design UX e usabilidade? Não hesite em contactar-nos. Utilize o formulário de contacto abaixo, envie-nos um Email, ou ligue agora mesmo para o 96 537 25 57.