Estudo matemático prevê data para fim do covid!

Boas notícias! O fim do covid está para breve!

Descobri um website (link no final do artigo), de um grupo de investigadores, todos da área da tecnologia, matemática, estatística aplicada à saúde, que decidiram unir esforços para aplicar modelos como o Modelo SIR – Susceptible individuals (indivíduos susceptíveis), Infected individuals (indivíduos susceptíveis), Recovered individuals (indivíduos recuperados). O SIR model foi criado especificamente para prever a disseminação de doenças – link para o site que explica o SIR model no final do artigo. O que fez então este grupo de estudiosos? Pegou nos modelos matemáticos, compilou os dados disponíveis em vários países, utilizou sistemas avançados de computação, e chegaram às interessantes previsões que podem observar. Como poderão constatar, os números reais vêm acompanhando os número das predições do estudo.

As predições são incertas e podem mudar! De qualquer forma, apontam claramente uma direcção, que é verificada em todos os países. Vamos ver vários países, já em seguida. Veja, por exemplo, o caso de Espanha, que nos interessa particularmente, pois é país vizinho de Portugal, e um dos países mais afectados pelo covid.

Previsao covid Espanha
Predição covid19 para Espanha

Como pode ver, a curva à data deste artigo está num sentido claramente descendente. Temos duas datas: 19 de Maio de 2020 para que deixem de surgir novos casos, e 8 de Agosto de 2020 para o final do surto. Não podiam ser melhores notícias! Significa que a curva está no seu fim e que teremos um verão sem pandemia. Uma vez que não existem por agora dados para Portugal, podemos considerar os dados de Espanha como um bom indicador. Provavelmente, teremos o final da pandemia para Portugal para a mesma altura, não mais que uma semana depois, na pior das hipóteses – isto apenas por recordar que o surto em Espanha começou uma semana antes de Portugal. Pode até dar-se o oposto: o surto poderá terminar em Porutgal antes de Espanha, supondo que tenha um efeito positivo o facto de as medidas de confinamento em Portugal terem começado antes de Espanha. Pois, como devem lembrar, uma semana antes do início do estado de emergência, muitas pessoas haviam optado voluntariamente por ficar em casa, e muitas empresas não esperaram o decreto presidencial de estado de emergência para encerrar escritórios e lojas.

Agora vamos ver outros países europeus. Itália, França, Alemanha e Reino Unido:

Previsao covid Italia
Predição covid19 para Itália
Previsao covid Franca
Predição covid19 para França
Previsao covid Alemanha
Predição covid19 para a Alemanha
Previsao covid Reino Unido
Predição covid19 para o Reino Unido

Em Itália, aponta-se o final de novos casos para 8 de Junho, em França e Alemanha para 29 de Maio, e no Reino Unido para 18 de Junho. Repare que as predições dos modelos matemáticos utilizados têm sido, grosso modo, muito próximas da evolução real dos casos.

Vamos agora ver a previsão da evolução do covid no Brasil:

Previsao covid Brasil
Predição covid19 para o Brasil

Os números da evolução da pandemia no Brasil são um pouco menos animadores do que os dos outros países analisados. Talvez porque o Brasil tenha tido o início do surto depois de outros países, ou possivelmente porque a resposta tenha sido mais tardia… O certo é que no Brasil ainda não se atingiu o pico da pandemia. Na verdade, só no Brasil e no México o pico da pandemia ainda não foi atingido, entre todos os países estudados.

As predições para o Brasil apontam para o pico na próxima semana. Já o final dos casos só virá em Agosto, dia 17. O fim total da pandemia será no final de Outubro de 2020. Há também aqui um padrão que de alguma forma repete o dos países no hemisfério Norte: é quando chega o calor que a pandemia se extingue. Claro que há regiões do Brasil onde está sempre calor, mas o que se verifica é que a maioria dos casos no Brasil são no Estado de São Paulo, que tem um clima mais temperado.

Agora podemos observar o que diz o estudo para o mundo, na sua totalidade:

Estudo matemático prevê data para fim do covid!
Previsão da evolução do covid no mundo

Aqui podemos ter desde logo uma ligeira diferença: as previsões estão um pouco mais afastadas da realidade. O motivo é simples: as informações de 200 países são menos fidedignas do que de qualquer dos países acima referidos individualmente. O que é natural e expectável. Para mais, alguns países vão corrigindo os seus dados, alterando as suas métricas, etc. Isso dá uma maior variação dos dados. De qualquer forma, numa análise global, o final de novos casos na maior parte dos países está previsto para Julho, e o final do surto antes do Natal de 2020. Ainda assim, são boas notícias!

Fontes:

Predictive Monitoring of COVID-19 – é o site, em inglês, que divulga as previsões aqui apresentadas. Lá pode consultar as previsões para mais países além dos apresentados aqui. Os créditos das imagens são do SUTD Data-Driven Innovation Lab.

The SIR Model for Spread of Disease – The Differential Equation Model – este site, também em inglês, explica o que é o SIR model, utilizado pelo grupo que criou o estudo do SUTD.

Partilhar:

Deixe um comentário